domingo, 8 de outubro de 2017

Quem eu sou...

Sejam bem-vindos ao meu blog!
Meu nome é Patrícia, sou professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Criei esse blog para compartilhar com colegas, alunos, pais e demais interessados, atividades que eu desenvolvo em sala de aula. Aqui também pretendo trocar ideias sobre metodologias diferenciadas e resultados da prática.
Vou falar um pouquinho da minha carreira e experiência no magistério para quem não me conhece ainda. Sou formada pela PUC-RS no curso de letras com habilitação em língua inglesa. Me formei no ano de 2008, comecei a atuar na área em 2010 pela Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul. Iniciei trabalhando com a disciplina de língua inglesa nos níveis fundamental II e ensino médio e para falar a verdade, como todo início de carreira, ainda mais no magistério, passei por várias dificuldades. Enfim, trabalhei aqui no estado até 2011, em 2012 fui embora para Santa Catarina. Lá sim, dei um salto na minha carreira, graças a pessoas maravilhosas que conheci. Logo que cheguei, já comecei a trabalhar no Estado e percebi que as práticas eram um pouco diferentes das nossas aqui. Recebi uma turma da "correção de fluxo", alunos com defasagem de idade e com sérias dificuldades cognitivas, era um imenso desafio para a minha pouca experiência. Mas conheci a professora Rainildes, chamada carinhosamente por "Ray", ah devo tudo o que aprendi a essa grande colega e mestre. Me ensinou a trabalhar com aqueles alunos através de metodologias diferenciadas, projetos, aulas práticas, tivemos excelentes resultados. Foi muito difícil, entre choros e sorrisos venci aquele ano e o mais importante:  a minha bagagem estava aumentando.
Tive experiências com todas as séries do ensino fundamental, médio, Ceja, projetos como PNOA (Projeto de novas oportunidades de aprendizagem), PREEM (Projeto de recuperação de estudantes do ensino médio) onde aprendi muito, muito mesmo.
Em seguida me inscrevi no processo seletivo da escola do SESI (escola particular da indústria e comércio), estudei e para minha surpresa tirei primeiro lugar, logo comecei trabalhar com os "pequenos" que ainda não constavam na minha experiência. Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental (fundamental I). Um desafio muito grande, pois iria ensinar língua inglesa de uma forma diferente, àqueles que ainda não tinham a apropriação da escrita. Graças a Deus, eu acho que fiz um bom trabalho.
Algum tempo depois tivemos que retornar ao RS em função do trabalho do meu esposo e após quase dois anos desempregada, consegui uma vaga no Instituto Laura Vicuna, escola da rede Salesiana. Há dois meses estou nessa escola que me recebeu de braços abertos, trabalho novamente com os "pequenos", um presente de Deus.
Eu tenho a certeza que nada é por acaso e Deus nos dá o que merecemos, portanto minha palavra e GRATIDÃO.
Bom, não quero me estender mais, pois acho que é o suficiente para me conhecerem um pouquinho, em especial a família salesiana.
Então como eu comentei lá no início, esse blog é para postagens de atividades realizadas na escola, troca de ideias e alguns artigos sobre as línguas, portuguesa e inglesa, e sobre educação no geral. 
Gostaria muito, que ao acessarem o blog, deixassem comentários e sugestões.
Agradeço a todos!
Patrícia Zago Ebling

Um comentário:

  1. Parabéns meu amor.
    Muito legal esta ideia de compartilhar tuas experiências sobre educação.
    Dividir conhecimentos e experiências e buscar novos métodos de ensino.
    Eu que sei da tua dedicação na busca de que os alunos tenham mais interesse pelas aulas e aprendam de uma maneira nova tenho certeza que este blog vai ajudar a todos que ainda acreditam que a educação é o caminho para um mundo melhor.
    Te desejo muito sucesso.

    Elton Ebling

    ResponderExcluir

Quem eu sou...

Sejam bem-vindos ao meu blog! Meu nome é Patrícia, sou professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Criei esse blog para compartilha...